Prestigiem a Virada Cultural 2013 na Cidade de Assis nos Dias 25 e 26 de Maio e Confira a Programação no Menu do Blog ! ! !

MUSEUS


Casa de Taipa
“José de Freitas Garcez” e Anexo “José Giorgi”.
HÍSTORIA
A casa tem estrutura de madeira, paredes de pau-a-pique e revestimento em argamassa.
Construção datada aproximadamente de 1914/1915 – em 1917 passou a abrigar o Cartório de Paz de Assis.
Pertencia ao Capitão José de Freitas Garcez (1º Escrivão de Paz), posteriormente pertenceu ao Sr. João de Freitas Garcez, que a vendeu ao seu sobrinho Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez.
A casa foi doada por Monsenhor Floriano em 27 de junho de 1968, para a Sociedade de Estudos do Paranapanema (a doação foi feita com a seguinte ressalva, a casa seria da Sociedade de Estudos do Paranapanema, enquanto ela existisse), com a finalidade de servir de sede para a Sociedade e abrigar o Museu Histórico da região onde seriam realizados estudos e pesquisas sobre a região.
A Sociedade de Estudos do Paranapanema foi fundada em 3 de junho de 1968 com a sua desativação, a propriedade voltou a pertencer ao Monsenhor Floriano, que doou a FAC – Fundação Assisense de Cultura em 1999. Atualmente o local denomina-se Casa de Taipa “José de Freitas Garcez” e Anexo “José Giorgi”.


Corpo Funcional:
Coordenadora: Paula Ternoval
Ajud de Serviços:
End.: Rua Palmares nº 382, esquina com a Rua Capitão Garcez.
Fone: (18) 3321-3957

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MAPA- Museu de Arte Primitiva de Assis "José Nazareno Mimessi"
HÍSTORIA

O museu tem sua origem na doação de cerca de 204 obras de artistas primitivistas, realizada por José Nazareno Mimessi, à Prefeitura Municipal de Assis em 28 de fevereiro de 1983. Destas obras, por volta de cem eram assinadas pelo pintor Ranchinho. Tal acervo ganhou um espaço definitivo somente em 26 de setembro de 1999, quando o atual prédio foi inaugurado no Parque Buracão.
O MAPA possui três salas de exposições. Duas são permanentes e uma é destinada à exposição temática temporária. Numa das salas estão expostas diversas pinturas de Ranchinho que são parte do acervo permanente do Museu que conta com cerca de 1300 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas.
Um Museu de Arte Primitiva congrega expressões artísticas de pintores autodidatas, que se utilizam de técnicas rudimentares para dar vazão a sua imaginação, inscrita em cores vivas e em traços espontâneos. Assim, na sua ingenuidade e sem o conhecimento de técnicas e de normas eruditas de pintura, expressam o que sentem e o seu cotidiano. Considerados pintores da arte Naïf (Ingênua), eles compõem o que há de melhor na arte brasileira e valorizados por sua autenticidade


Corpo Funcional:
Coordenador:
Ag: Administrativo: Cristina Celia Ferreira
Ajud: de Serviços: Izabel Aparecida Paes Dantas

End; Av. Antônio Zuardi, 895Av. Antônio Zuardi, 895 - Fone: (18) 3324-5874
(Parque Buracão)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Museu dos Ferroviários "Agenor Ferraz Felizardo "
HÍSTORIA

As primeiras estradas de ferro no Brasil surgiram no final do século XIX e o primeiro trecho da E.F. Sorocabana foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando chegou ao município de Presidente Epitácio, às margens do rio Paraná. A estação ferroviária de Assis passou a integrar a linha-tronco da companhia a partir de 1914. Em 1926, ganhou um novo prédio e a estação antiga foi adaptada como morada do tráfego, em 1927. Estas construções existem ainda hoje. Nas proximidades fica o bairro chamado Vila Operária, conhecido por sua tradição ferroviária. A estação foi reformada em 1938 e em janeiro de 1999 foi desativada.
Em maio de 2005, a estação, reformada, transformou-se em centro cultural, embora a criação deste lugar de memória tenha ocorrido apenas no papel. Com uma bonita arquitetura do final do século XIX. E em 2006 a estação transformou-se em um Museu dos Ferroviários local, denominado Museus dos Ferroviários "Agenor Ferraz Felizardo". Com esta ação impediu-se que hovesse a deterioração de objetos, documentos, máquinas e mobiliário expostos à ação do tempo, o que demonstra que houve uma ação dos órgãos responsáveis para preservar a memória da cidade.

Corpo Funcional:
Coordenador:
Ajud de serviços:
End.: Av. Rui Barbosa, 14  - Praça Arlindo Luz - Centro Fone: (18) 3321-1891

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------